quarta-feira, 12 de setembro de 2012

2º Encontro de Formação Permanente do PAIETS: Diálogos e partilhas recontam o PAIETS!!!!


Neste sábado, 1º de setembro, no auditório da área acadêmica do Hospital Universitário da FURG, aconteceu o 2º Encontro de Formação Permanente do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS: Diálogos e partilhas recontam o PAIETS
A abertura do evento contou com a presença da Professora Rita Patta Rache - Pró-reitora de Extensão e Cultura e o Professor Sicero Miranda – Coordenador Adjunto do PAIETS acolhendo a todos com palavras de carinho, esperança e confiança. 
Ao dar continuidade às atividades, o Grupo Arte e Matemática possibilidades Interdisciplinares no Ambiente Educativo, apresentou a peça teatral “Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram”. A apresentação instigou a reflexão sobre a importância do trabalho coletivo e o respeito à diversidade.




Durante a manhã, ocorreram as apresentações culturais dos cursos que constituem o PAIETS; cada curso buscou de forma criativa e inusitada expressar sua identidade.
O encontro proporcionou um espaço de diálogo, reflexão, descobertas e reconstruções de conhecimentos, bem como possibilitou a partilha das experiências como educando e educador.
Assim, todos os participantes do encontro saíram com as energias recarregadas, o espírito de união e luta foi mais uma vez reforçado e o PAIETS reafirmou sua missão de luta social nas falas dos educandos, ex- educandos, educadores, coordenadores e colaboradores dos cursos: GRUPO ACREDITAR: O SOL NASCE PARA TODOS; GRUPO AUTONOMIA; GRUPO DE APOIO EDUCACIONAL MAXXIMUS; GRUPO PAIDEIA; NÚCLEO EDUCACIONAL POPULAR QUINTA SUPERAÇÃO; PRÉ – UNIVERSITÁRIO POPULAR VENCEREMOS; PRÉ-UNIVERSITÁRIO OUSADIA POPULAR; PRÉ-UNIVERSITÁRIO PREPARATÓRIO FÊNIX; PROJETO EDUCAÇÃO PARA PESCADORES –   ILHA DA TOROTAMA E  ILHA DOS MARINHEIROS.




O Coordenador do PAIETS, professor Vilmar Pereira, em um grande abraço coletivo encerrou as atividades com palavras de agradecimento e emoção, mais um encontro do grupo PAIETS.
Vale lembrar que aos educandos do Projeto Educação para Pescadores (Ilha da Torotama e Ilha dos Marinheiros), após o término do evento  participaram de uma atividade de campo interdisciplinar. Atividade que teve como objetivo levar os pescadores até a Capilha e a reserva ecológica do Taim, onde pode ser observado processos erosivos no entorno na comunidade, as micro falésias e algumas espécies de fauna e flora da região, bem como reconstruir a historicidade presente naquele espaço.






Saída de campo: Capilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário