quarta-feira, 6 de março de 2013

compartilhando aprendizagens - Diálogo Intercultural


Um momento para apresentar expectativas e promover a troca de diferentes saberes culturais. O Diálogo Intercultural promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Propesp, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Prae e pelo Grupo PET - Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos foi uma oportunidade de conhecer as expressões culturais, os costumes e as tradições dos países dos novos pós-graduandos intercambistas da FURG. Os estudantes fazem parte do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (Paec OEA/GCUB) uma iniciativa conjunta da secretaria geral da Organização de Estados Americanos (SG/OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Também participaram do encontro, integrantes da Associação dos Pós-Graduandos – APG/FURG.

O vice-reitor da FURG e um dos entusiastas do Paec OEA/GCUB Danilo Giroldo ressaltou a importância da interação entre as diferentes culturas, reafirmando que esse é um dos aspectos positivos do programa. “Estamos trazendo para a Universidade estudantes de alta qualidade que, ao buscarem essa formação, com certeza nos ajudarão muito na qualificação da nossa vida acadêmica”. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Ednei Gilberto Primel deu as boas-vindas aos estudantes, parabenizando-os pelo empenho em todas as etapas do processo.

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis Vilmar Pereira o encontro serviu para reforçar o sentimento de que a FURG reconhece os intercambistas a partir dos seus mais diversos contextos. “É uma forma de valorizar os traços culturais que os identificam”.



                                                     


Durante o encontro, integrantes do Grupo PET - Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos apresentaram a filosofia do grupo aos estudantes. Posteriormente, os intercambistas realizaram uma apresentação dos países dos quais vieram (Costa Rica, Peru, Nicarágua e Colômbia) destacando as peculiaridades de cada um. O estudante da Costa Rica Guillermo Calderón, mestrando da Geografia, conta que sempre quis estudar fora de seu país e particularmente no Brasil onde conhece um autor renomado na área. “Tenho muitas expectativas, quero crescer profissionalmente e pessoalmente, podendo trocar diferentes conhecimentos culturais com os professores e estudantes brasileiros”.





Após as apresentações todos cantaram o hino do Rio Grande do Sul. Ao longo do ano outras atividades de acolhida estarão sendo realizadas na FURG .

Noticia retirada de www.furg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário