domingo, 2 de junho de 2013

16º Sulpet


Formar cidadãos de maneira sólida e diversificada e espírito crítico em sintonia com as necessidades regionais de um mundo globalizado para que possam contribuir na solução de problemas complexos da vida atual. Este é um dos objetivos do 16º Encontro Regional dos Grupos PET - Programa de Educação Tutorial – da Região Sul do Brasil (Sulpet) que está sendo realizado pela primeira vez na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Na abertura do evento, dia 30 de maio, a professora Marta Maria Marquezam Augusto, presidente da Comissão Executiva do 16° Sulpet, deu as boas-vindas aos presentes ressaltando que a decisão de trazer a 16ª edição para FURG foi construída no conjunto dos grupos PET com a reitora da FURG, professora Cleuza Maria Sobral Dias. “Realizar um Sulpet é uma excelência sem precedentes, um aprendizado e um convívio que marcará nossa história na Universidade como tutores, professores e petianos”, destacou. 

O presidente da Comissão Executiva Nacional do PET (Cenapet), professor Álvaro Ayala Filho reafirmou a importância dos grupos PET na construção da autonomia do estudante de forma mais intensa e completa. “O mais importante na formação do estudante não é o conhecimento que ele consegue adquirir, mas a capacidade de gerenciar a sua própria formação”, ressaltou.
Representando o coordenador geral de Relações Estudantis do Ministério da Educação Lucas Maciel, o coordenador substituto, professor Thulio de Andrade Novais Dantas ressaltou a importância do PET no contexto das políticas do MEC.
Durante a cerimônia a acadêmica da FURG Marla Cristina Kappaun Rodrigues, do PET Engenharia de Alimentos, fez a entrega de uma homenagem ao o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Felipe Martins Müller. O reitor da UFSM foi um dos idealizadores na transformação do Encontro Estadual dos Grupos PET (Enespet) em Sulpet, com abrangência dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir disso, nasceu 1º Sulpet, realizado na UFSM.

A programação de abertura que contou com a realização do momento cultural, incluiu apresentações da banda musical Gioacchino Rossini e apresentação de dança e poesia a cargo do CTG farroupilha da FURG.

Também estiveram presentes no primeiro dia do encontro a pró-reitora de Graduação da FURG, professora Denise Maria Varella Martinez; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Ednei Gilberto Primel; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Angélica Dias Miranda e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Vilmar Alves Pereira. 

Leia a notícia na integra no endereço http://www.furg.br/index.php?id_noticia=21234

Nenhum comentário:

Postar um comentário