segunda-feira, 12 de agosto de 2013

5 ANOS DE HISTÓRIA !!! PARABÉNS AO GRUPO MAXXIMUS!!!!


Histórias e sonhos foram sendo construídos nestes 5 anos de existência do Grupo de Apoio Educacional Maxximus. Com certeza todos que passaram por este grupo deixaram um pouquinho de si e levaram um pouco do grupo. E neste compartilhamento de crenças, ambições e principalmente de sentimentos é que foi criada a identidade do MAXXIMUS. 




 Foi com alegria e emoção que comemoramos os 5 anos do Grupo Maxximus. A noite foi marcada por emocionantes depoimentos de educandos e ex- educandos, educadores, Diretor e Equipe da Escola Silva Paes. 


EU FIZ PARTE DESTA HISTÓRIA
Quadro com as assinaturas



Um pouco de nossa história...

No ano de 2008 um grupo de acadêmicos da FURG de diferentes cursos, mas com um mesmo propósito, compromisso social, se unem para pensar uma maneira de retribuir a comunidade e a sociedade rio-grandina as expectativas e as oportunidades alcançadas ao longo da caminhada acadêmica. “Afinal minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto mas sujeito também da história.” (FREIRE,1996 p.60). Compartilhando desses ideais o diretor da escola do bairro procurou acadêmicos que estavam envolvidos com este tipo de proposta e propôs a parceria da escola com a universidade. Um dos acadêmicos era morador do bairro, o outro colega tinha sido estudante de um dos cursos pré – vestibular já existentes na cidade, os demais envolvidos neste momento inicial, já tinham atuado neste contexto. Com todos estes aspectos era inevitável a vontade e o desejo de ir além. Por que não se aventurarem na criação de um grupo no próprio bairro, pensando em atender trabalhadores, donas de casa, estudantes da escola do bairro e do entorno com o intuito de possibilitar a estes sujeitos a oportunidade de prepararem-se para o processo seletivo da FURG.  Começa então a criar forma e sentimentos mais aguçados aquela ideia que por um instante era só um desejo, mas que com muita garra e dedicação se tornou realidade. Foi fundado, desta forma, em agosto de 2008 o Grupo de Apoio Educacional Maxximus com a parceria da Escola Brigadeiro Jose da Silva Paes. São os moradores advindos do Bairro Lar gaúcho e de seus arredores que dão vida a este curso de educação popular no momento em que se unem em torno de um anseio comum, o desejo de ir além, de avançar em suas “leituras de mundo”. Homens, mulheres, adolescentes, mães, pais, estudantes, trabalhadores, ou seja, singulares  sujeitos que com suas reconhecidas individualidades se tornam plurais na caminhada pela trilha da educação, pelo ideal de realização e de melhoria de vida. Frente a essas expectativas o Grupo de Apoio Educacional se configura como uma oportunidade, de buscar por intermédio do estudo, a concretização de sonhos. (PPP do curso, 2012, p. 07 - 10)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário