quarta-feira, 21 de março de 2012

Acolhida Afetiva!

Na noite desta terça-feira, 20, no auditório da área acadêmica do Hospital Universitário da FURG, aconteceu a aula inaugural do PAIETS (Programa de Auxílio ao Ingresso no Ensino Técnico e Superior) a qual foi marco do início das atividades de 2012 dos sete cursos pré-universitários populares e dois projetos de educação para pescadores, na cidade de Rio Grande. Em um clima animador e carinhoso, estiveram presentes cerca de 200 pessoas, membros das comunidades nas quais o Programa atua, educandos e colaboradores.



De início, aconteceu a apresentação do Projeto Tocaíc o qual acontece por orientação de um aluno da Universidade junto à comunidade da escola de ensino fundamental CAIC. Com com canções de expressividade sentimental e ideológica, como "O Calibre" dos Paralamas do Sucesso e "Tocando em Frente" de Almir Sater, os jovens músicos foram aplaudidos de pé pelos presentes.
No momento seguinte, representantes da pró-reitoria de extensão e cultura, pró-reitoria de assuntos estudantis, coordenação dos cursos pré-universitários, coordenação do PAIETS e dos estudantes tiveram a oportunidade de saudar aos presentes e tecer palavras acerca de esperanças, expectativas, lutas, sonhos, trajetórias, obstáculos, perserverança  e esclarecendo a possibilidade constante de que a caminhada de mais esse ano aconteça com a cooperação da estrutura da Universidade, dos alunos da FURG e da comunidade riograndina, ou seja, o compromisso de todos para que centenas de pessoas tenham a chance de ingressar na vida acadêmica.



Vale ressaltar as palavras do representante da Pró-reitoria de Extensão e Cultura André Lemes: "há dez anos (quando do surgimento do PAIETS), tínhamos que pedir autorização à pró-reitora para tirar cem cópias de xerox, há dez anos, tínhamos que correr para encontrarmos alunos para que colaborassem nos pré-universitários, hoje os alunos esperam iniciar o ano para voltar a dar aulas nos cursos, porque eles já fizeram parte deles anteriormente, como alunos'
Já num terceiro instante, desfeita a mesa, a colaboradora do PAIETS e participante do PET (Programa de Educação Tutorial) Conexões Populares e Saberes Acadêmicos e acadêmica do curso de biologia, Júlia Neves foi convidada a explicar a forma como o PAIETS atua junto às comunidades e as características estruturais deste. Durante o diálogo, Júlia explicou que o Programa que se originou no ano de 2001, conta hoje com o apoio da FURG, das escolas estudais e municipais as quais sediam os cursos, do PET e envolve cerca de 180 acadêmicos, nos seguintes pré-universitários: Quinta Superação, Ousadia, Venceremos, Maxximus, Páideia, Autonomia, Acreditar e Fênixs; e nos dois projetos de educação para pescadores nas Ilhas da Torotama e dos Marinheiros, atendendo às demandas específicas de tais comunidades.
Em ritmo de ampliação dos horizontes, este ano teve início o PAIETS indígena, o qual trata de propiciar aos  descendentes indígenas recém ingressos na Universidade, nos cursos de medicina, enfermagem, psicologia e história, um embasamento teórico que facilite a relação com a programação curricular acadêmica, propondo assim que a evasão seja diminuída ao máximo.
Também como admirável novidade, em 2012,  teremos o lançamento de dois livros os quais tratam das realidades desses pré-universitários, da complexidade da relação comunidade-universidade, trazendo diversidade de diálogos, pesquisas e saberes adquiridos e transcritos pelos acadêmicos participantes do Programa, serão intitulados "Educação Popular no Contexto do PAIETS" e "Aprendizagens no contexto do PET conexões".
Após esse momento de compreensão e boas notícias, o professor doutor Gomercindo Ghiggi, o qual transitou com brilhantismo acerca da temática do conhecimento, da educação popular e da obra de Paulo Freire, a ponto de que em breve faremos um texto complementar sobre tal conversação!



Finalizando a noite, o professor doutor Vilmar Alves Pereira, coordenador geral do PAIETS, dialoga "o PAIETS é o projeto dos sonhos possíveis! Paulo Freire disse que se lutamos, esperamos, mas, enquanto esperamos, lutamos!",  lembrou também aos educandos que "tem muita gente pensando em vocês" e da importância do fator gratuidade nos contextos, excluindo a ideia de que o projeto seja assistencialista, mas sim, uma crença na capacidade de todos os participantes. 
Após foi o momento de confraternização, quando os estudantes, educadores e demais colaboradores tiveram a oportunidade de dialogar ainda mais, pairando no ar, sem dúvidas, a perspectiva de um belo ano que se inicia para todos, a certeza de que o projeto possibilita aos participantes uma verdadeira transformação do paradigma no qual estão inseridos e, mesmo que oriundos de diferentes regiões da cidade, esse sonho comum de transformação possibilitou tal reunião.


















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