quinta-feira, 1 de março de 2012

Renovação ideológica e planejamento anual!*


O Programa de Educação Tutorial PET- Conexões de Saberes e o PAIETS (programa de inclusão social que agrupa cursos de apoio educacional popular para o ingresso nos ensinos superior e técnico) da FURG – Carreiros, coordenado pelo professor Vilmar Alves Pereira em colaboração com os participantes do PET, reuniram-se de 14 a 17 de fevereiro de 2012, para sistematização de comissões, logística e organização estrutural do PET e PAIETS exercício 2012.
Paralelo as atividades, o grupo iniciou a leitura crítica do livro "Pedagogia do Oprimido" escrita por Paulo Freire durante seu exílio, quando morava no Chile, em 1968, considerado a obra mais completa e importante de Freire.
A Pedagogia do Oprimido é “aquela que tem de ser forjada com ele e não para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade. Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto da reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará." (p.17) (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.)
 Clique aqui e faça o download da Obra.

*autoria de Vilmar Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário