O grupo de educadores do PAIETS Indígena juntamente com coordenador Dr. Vilmar Alves Pereira vivenciaram uma interlocução a cerca das práticas desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2012. Nessa perspectiva, dialogamos sobre os desafios, possibilidades e a rica experiência de acompanhar o processo de integração dos indígenas a FURG.
Em janeiro tivemos a acolhida aos estudantes indígenas com a participação da PRAE e representantes dos cursos os quais recebem estudantes indígenas nos anos de 2011 e 2012. Assim, em conjunto com o pessoal do PAIETS, com a responsabilidade e compromisso em tornar esse momento de adaptação um elo importante para assegurar a permanência dos estudantes.
RODA DE CONVERSA
Em seguida, os
educadores visitaram o local onde os estudantes indígenas ficam alojados no
verão onde foi desenvolvida uma roda de conversa. Nesse momento, o diálogo
proporcionou uma troca de vivências e esclarecimentos aos educadores do PAIETS
Indígena presentes, sendo reforçado o elo de ressignificação de todos nós
enquanto grupo e parceiros nesse processo de inclusão.
Ainda, como
prática de reconhecimento, a PRAE proporcionou uma visita orientada aos espaços
no Campus Carreiros, onde os estudantes conheceram seus respectivos
departamentos e espaços de vivências
acadêmicas. Bem como conheceram o Hospital Universitário e o Museu
Oceanográfico, onde conheceram um pouco da história da universidade e da
cidade.
VISITA AOS MUSEUS
CONHECENDO O CAMPUS CARREIROS E O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Durante o ano
os educadores desenvolveram práticas educativas, normalmente, aos sábados e
ainda o acompanhamento semanal conforme necessidades individuais. Esses
encontros tiveram como foco tornar o processo de adaptação as cobranças
universitárias menos dolorosas, no sentido academicista e produtivista que
vivenciamos.
Dessa forma,
este encontro ocorrido no último dia 17 de outubro possibilitou uma reflexão
conjunta, em que a interlocução das vivências e olhares diante das práticas
possibilitou direcionamentos para o ano 2013. Assim como compartilhamos sobre a
visita do educador Vilmar, que juntamente com equipe da FURG participou na
FUNAI, em Passo Fundo, da reunião com lideranças indígenas do Rio Grande do Sul.
Momento esse que sua fala reforçou a interação do grupo com estudantes
indígenas.
Esse encontro
possibilitou momentos de partilha e de ressignificação do grupo para
direcionamentos das práticas para o ano de 2013. Assim como o reforço do
comprometimento com os novos estudantes que farão parte no ano 2013 da seleção
que contará com 10 vagas para estudantes Indígenas e 5 vagas para estudantes
Quilombolas distribuídos em 4 cursos de licenciaturas( Biologia, História,
Pedagogia e Geografia).
Com a certeza de que novos olhares para o
processo de inclusão dialogam com os preceitos da Educação Popular, acreditamos
que a universidade - assim como outros espaços - além de direito de todos, é
uma possibilidade que deve ser oportunizada a todos como uma forma de resgate e
comprometimento social com os grupos socialmente marginalizados ao longo do
tempo. Ousamos trilhar esse caminho, pois acreditamos em uma universidade
inclusiva e comprometida com o social.
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