sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PAIETS Indígena: novas conexões dos saberes 2012/2013

O grupo de educadores do PAIETS Indígena juntamente com coordenador Dr. Vilmar Alves Pereira vivenciaram uma interlocução a cerca das práticas desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2012. Nessa perspectiva, dialogamos sobre os desafios, possibilidades e a rica experiência de acompanhar o processo de integração dos indígenas a FURG.
Em janeiro tivemos a acolhida aos estudantes indígenas com a participação da PRAE e representantes dos cursos os quais recebem estudantes indígenas nos anos de 2011 e 2012. Assim, em conjunto com o pessoal do PAIETS, com a responsabilidade e compromisso em tornar esse momento de adaptação um elo importante para assegurar a permanência dos estudantes.
 
 

 RODA DE CONVERSA
 
 
 

 
Em seguida, os educadores visitaram o local onde os estudantes indígenas ficam alojados no verão onde foi desenvolvida uma roda de conversa. Nesse momento, o diálogo proporcionou uma troca de vivências e esclarecimentos aos educadores do PAIETS Indígena presentes, sendo reforçado o elo de ressignificação de todos nós enquanto grupo e parceiros nesse processo de inclusão.
Ainda, como prática de reconhecimento, a PRAE proporcionou uma visita orientada aos espaços no Campus Carreiros, onde os estudantes conheceram seus respectivos departamentos  e espaços de vivências acadêmicas. Bem como conheceram o Hospital Universitário e o Museu Oceanográfico, onde conheceram um pouco da história da universidade e da cidade.
 
 



 VISITA AOS MUSEUS



























CONHECENDO O CAMPUS CARREIROS E O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Durante o ano os educadores desenvolveram práticas educativas, normalmente, aos sábados e ainda o acompanhamento semanal conforme necessidades individuais. Esses encontros tiveram como foco tornar o processo de adaptação as cobranças universitárias menos dolorosas, no sentido academicista e produtivista que vivenciamos.

Dessa forma, este encontro ocorrido no último dia 17 de outubro possibilitou uma reflexão conjunta, em que a interlocução das vivências e olhares diante das práticas possibilitou direcionamentos para o ano 2013. Assim como compartilhamos sobre a visita do educador Vilmar, que juntamente com equipe da FURG participou na FUNAI, em Passo Fundo, da reunião com lideranças indígenas do Rio Grande do Sul. Momento esse que sua fala reforçou a interação do grupo com estudantes indígenas.

Esse encontro possibilitou momentos de partilha e de ressignificação do grupo para direcionamentos das práticas para o ano de 2013. Assim como o reforço do comprometimento com os novos estudantes que farão parte no ano 2013 da seleção que contará com 10 vagas para estudantes Indígenas e 5 vagas para estudantes Quilombolas distribuídos em 4 cursos de licenciaturas( Biologia, História, Pedagogia e Geografia).

 Com a certeza de que novos olhares para o processo de inclusão dialogam com os preceitos da Educação Popular, acreditamos que a universidade - assim como outros espaços - além de direito de todos, é uma possibilidade que deve ser oportunizada a todos como uma forma de resgate e comprometimento social com os grupos socialmente marginalizados ao longo do tempo. Ousamos trilhar esse caminho, pois acreditamos em uma universidade inclusiva e comprometida com o social.




Nenhum comentário:

Postar um comentário