terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

1ª Semana de Formação Pedagógica 2013


Nesta sexta- feira 22 de fevereiro tivemos o encerramento da 1ª Semana de Formação Pedagógica do Grupo PET e PAIETS de 2013. O encontro foi dedicado a relatos de experiências exitosas dentro do contexto da educação popular.  Neste encontro tivemos a presença do educador Luiz que é natural de Minas Gerais e participa do Projeto Educafro que segue a linha da educação popular.  Luis é estudante de Física – Licenciatura e veio compartilhar suas experiências em cursos populares que desenvolvem suas ações em parceria com três estados Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sua participação no projeto já foi como educando, educador e agora devido a distancia como parceiro. Ao longo do relato nos reconhecemos nas lutas e limites que enfrentamos dia a dia. Em Minas os cursos são pensados em módulos, foi uma maneira de lutar contra a evasão que também é um dos limites enfrentados pelos cursos. São organizados três fóruns anuais envolvendo políticas educacionais. O curso tem parceria com alguns sindicatos da cidade.
O Professor Marcio compartilhou  suas experiências nos movimentos sociais que lutam pelos direitos dos cidadãos. O direito de ter uma educação, uma vida com qualidade e liberdade de expressão.



A educadora Rita de Cassia trouxe a história do projeto Acreditar que foi o segundo curso pré – universitário a ser criado em Rio Grande. A emoção ao falar da caminhada deste curso deixa claro toda garra e desafios enfrentados por um grupo de educadoras que acreditam na transformação social através da educação.  
A educadora Suzane que participa do Grupo de Apoio Educacional Maxximus compartilhou suas experiências nos encontros de redação e da proposta que criou junto com os educandos o Projeto Abrace um Livro, que consistia que cada educador e educandos lessem um livro durante o ano e mais para o final do curso cada um tinha que apresentar o livro que leu e dizer por que indicava a leitura para um amigo. No final os livros eram trocados para que todos tivessem a oportunidade de conhecer outra obra.
Temos a certeza que esta semana foi especial para todos nós. Os encontros possibilitaram reflexões e amadurecimento de nossas práticas. O crescimento do coletivo fortifica nossos ideais enquanto educadores e enquanto PAIETS.

Agradecemos a todos que compartilharam suas experiências ao longo da semana e enriqueceram nossas discussões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário