quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

É preciso atitude política para intervir na construção da sociedade


Nesta quinta – feira realizamos o terceiro encontro da semana de formação pedagógica do Grupo PET e PAIETS. Tivemos como temática da roda de conversa Educação Popular mediada pelo Professor Carmo Thum. O encontro teve início com o educador Ivan Melo Campos declamando a poesia “Aparência” de sua autoria que instigou provocações e reflexões.  Em seguida o Professor Carmo conduziu a dinâmica trazendo relatos sobre a criação do curso pré – vestibular. O professor conta que na década de 90 um grupo de estudantes alguns oriundos do curso de Pedagogia outros do bacharelado, mas que  tinham afinidades políticas e ansiavam por uma transformação social começam um movimento social que almejava a emancipação  dos sujeitos que não tiveram oportunidade de continuar ou até mesmo de começar os estudos, surgem assim as reflexões sobre o Ensino de Jovens e Adultos. Após muitos debates e reflexões surge a ideia de criar um curso que de alguma forma acolhesse os sujeitos que buscavam o ingresso na universidade, mas não tinham a oportunidade de investir financeiramente em uma preparação. Surgindo os pré- vestibulares.
No início as aulas eram realizadas em trios, pois os educadores não tinham uma preparação pedagógica aprimorada, mas tinham  sede de transformação social e o desejo de possibilitar novos olhares a quem por um instante tinha perdido a crença de que era possível.  Apostou-se no trabalho coletivo.  Já no primeiro processo seletivo após a criação do curso são aprovados seis estudantes que após seu primeiro ano de faculdade retornam ao curso como educadores dando mais força e voz ao movimento.
Foi uma tarde de grandes aprendizados e trocas de experiências. Agradecemos ao Professor Carmo pela presença e pelas contribuições nesta caminhada.
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário