quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pela educação queremos mudar o mundo, a começar pela sala de aula....





Na tarde desta quarta- feira chuvosa em Rio Grande, o grupo PET e PAIETS se reuniram para o segundo dia de formação pedagógica. Neste encontro tivemos como temática da roda de conversa Metodologias em Educação Popular mediada pelo Educador Vilmar . Foram feitas muitas provocações aos presentes sobre suas posturas como educadores e educandos. Ao longo da tarde foram surgindo questões norteadoras para refletirmos sobre nossa prática.

 QUE SUJEITOS QUEREMOS FORMAR?

                                                   QUE SOCIEDADE QUEREMOS PARA VIVER?

QUE ESCOLA QUEREMOS?
                                                                QUE EDUCAÇÃO QUEREMOS PRIORIZAR?


QUE AVALIAÇÃO PRECISAMOS CONSTRUIR?

 Nesta tarde também foi explorado questões sobre a PEDAGOGIA DE PROJETOS,  e o tema Avaliação que ressaltou a importância do respeito aos limites e possibilidades de cada sujeito; Ter um olhar voltado para o sujeito construtor de seu conhecimento, com sua história construída, podendo assim a  avaliação acontecer de forma sistemática, através de conceitos organizados no coletivo dos envolvidos.

Pela educação, queremos mudar o mundo, a começar pela sala de aula, pois as grande transformações não se dão apenas como resultantes dos grandes gestos, mas de iniciativas cotidianas, simples e persistentes. Portanto não há excludência entre o projeto pessoal e o coletivo: ambos se complementam dialeticamente (ROMÃO, 2006,p.65).


Nenhum comentário:

Postar um comentário